As obras do projeto de requalificação da orla da Avenida Beira-Mar tiveram início. Após assinar a ordem de serviço no final de julho deste ano, o prefeito Roberto Cláudio, em entrevista ao Diário do Nordeste, afirmou que “a primeira etapa, que consiste na montagem e estabelecimento do canteiro e planejamento da execução da obra, iniciou ontem (9), um dia antes do previsto”. De acordo com o gestor municipal, “a parte visível da obra” terá início nos próximos dias. “Ao longo da semana iniciaremos a obra viária, no calçadão e na própria via de pavimento”, acrescentou.

A intervenção será dividida em 16 trechos e etapas para minimizar os impactos e transtornos inerentes à obra. “Começaremos no trajeto que vem do Mercado dos Peixes até o Riacho Maceió, com a retirada do asfalto para realização da obra de drenagem”, explicou. Roberto Cláudio ressaltou ainda que haverá interdição da via, no entanto, não especificou o período. “Os esforços estão concentrados para que a população tenha o menor impacto possível. Em um determinado momento teremos sim que interditar a via, mas nenhum bloqueio será integral, deixaremos sempre uma parte liberada”, assegurou o prefeito.

Impactos

Os impactos sociais e ambientais, conforme garantiu Roberto Cláudio, “serão positivos”. Ele destaca que a obra está totalmente aprovada e licenciada. “Ali há áreas de contaminação do mar, devido às diversas ligações clandestinas de esgoto que existem em um dos nossos cartões-postais. Vamos garantir a balneabilidade da obra”, pontua. No aspecto social, o prefeito analisou que o projeto de requalificação da orla “vai mexer com a economia da cidade de forma intensa”. Ele destacou ainda a geração de empregos diretos e indiretos e garantiu a manutenção dos barraqueiros do calçadão.

“Milhares de pessoas trabalham na orla. Os barraqueiros terão permissão definitiva e vamos ordenar e padronizar as barracas. A tendência é que, após a conclusão do projeto, surja uma zona econômica não só beira-mar mas também em quarteirões próximos. O impacto será sentido na rede hoteleira, em restaurantes e na área comercial, com a manutenção dos empregos e criação de novos postos, sobretudo na cadeia turística”, avaliou Roberto Cláudio.

Obra

O projeto denominado “Beira Mar de Todos” está orçado em R$ 40 milhões e será financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). As obras estão previstas para serem conclusas em julho de 2020.

Categorias: Sem categoria